Sobre amizade

Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos. (Provérbios 27:6)

Desde ontem eu comecei a pensar no dia de hoje e do quanto lembrar sobre o dia do amigo me traz uma alegria enorme ao coração.

Fiz questão de começar com esse versículo 6, do capítulo 27 de Provérbios, porque muitas vezes temos uma visão errada sobre amizade.

Muitas pessoas acreditam que amigo que é amigo não fere e devido a isso, elas sempre que são feridas por algumas das pessoas que consideram amigos, passam a acreditar que nunca tiveram tal amizade e pior: acreditam que foram amigas sozinhas.

Hoje pensei na relação que fazemos de que o melhor amigo do homem é o cachorro e eu me lembrei que eu tive uma cachorra que se chamava Paquita, minha mãe inclusive a chamava de Paquita Bessa, pode??... mas, enfim, essa cachorra foi criada pela minha família durante muitos anos. No dia que ela faleceu, eu chorei muito, muito mesmo, porque estabelecíamos com ela um relacionamento de anos, de dedicação e de investimento. Quando falo de investimento, refiro-me tanto a dinheiro como a tempo.

A Paquita Bessa ela era uma cachorra especial, ela acompanhava a minha mãe com uns sons de ritmo semelhante da mesma música que mãe cantava, sempre que mãe chegava do trabalho ela corria para recebê-la e assim como a Cristiane, ela gostava de muito cafuné. De comida, ela era chique e bonequeira, primeiro não gostava de ração, porém, gostava muito de: queijo assado, biscoito de chocolate, galinha só se fosse desfiada, arroz com creme de galinha, iogurte e muitas outras coisas gostosas, até porque a Paquita não era bagunça (risos).

A Paquita morreu num centro cirúrgico, pois ela estava com prolapso retal, bem como estava com um tumor na região abdominal. Foi uma grande dor! Mas, sabe o que foi melhor em tudo isso?
Ao pagarmos a cirurgia e o enterro da Paquita Bessa tivemos a certeza que fizemos tudo que estava ao nosso alcance para mantê-la viva!

Porém, mesmo com todo amor que eu tinha pela minha cachorra, eu não consigo dizer que ela era minha melhor amiga ou que um cachorro é meu melhor amigo, porque ainda que a Paquita fosse um cão-guia (cão adestrado que guia pessoas cegas ou com deficência visual grave), ela continuava sendo um animal e que assim como o cão-guia a minha relação com ela era moldada, era adestrada onde, mesmo que ela fizesse coisas legais e emocionantes, eu e minha família sempre a treinávamos para que tivéssemos o seu controle de comportamento e obediência, pois é assim que fazemos com um animal, seja ele um cachorro, um gato, um papagaio, quando então resolvemos adestrá-los. É tanto que quando não conseguimos isso, não vivemos com ele, doamos, vendemos ou levamos ao local que tenha uma pessoa capacitada para adestrar.

Sinceramente? Eu não quero ter amigos assim! E graças a Deus, eu não tenho!

Eu gostava muito, muito da Paquita! Ela me ajudou muito em momentos difíceis! Nós nos divertíamos! Eu fiz pela Paquita o que estava ao meu alcance. Mas, sinceramente, eu acredito que a Paquita tinha o meu, o nosso domínio como donos e com amigo não é assim, não pode ser assim. Não somos donos das pessoas, apesar de acreditar que podemos influenciar, mas é certo que não somos donos. Nós podemos conquistar as pessoas, numa troca de amor, de favor, de dedicação, mas, não por domínio.

Sabe, eu tenho certeza que sofrerei por ter amigos e que um dia eles podem me ferir, por isso, eu gosto tanto desse versículo, porque se eles me ferirem e se realmente forem meus amigos, até as feridas representarão lealdade da parte deles.

Louvo a Deus por todos os meus amigos, por todas as pessoas que num relação de verdade, de amor, de companherismo, de dedicação fazem da minha vida um ambiente de alegria, de leveza, de paz e de esperança.

Eu já me decepcionei muito com as pessoas, em especial, pessoas que julguei que eram meus amigos.
Mas, eu não me arrependo do tempo, da dedicação, do amor que investi na vida deles, porque eu sei que eu dei o que eu tinha de melhor e que recebi o que cada um tinha para oferecer, afinal, só damos o que temos.

Conheço umas pessoas que sofreram muito por causa de amizades e que isso fizeram com essas pessoas construíssem uma barreira na vida, como defesas... somos assim mesmo, vivemos nos protegendo.

Acho que Cristo é nosso melhor exemplo de amigo, porque deve ser nosso amigo nº 1.
Se todos os nossos relacionamentos tivessem Cristo como pilar, como centro, como coluna de sustentação, desfrutaríamos de mais amigos e viveríamos muito mais felizes com eles.
Amaríamos mais e cobraríamos menos.
Cobraríamos menos e doaríamos mais.
Doaríamos mais e, consequentemente, colheríamos mais.

Decida investir mais, porque com certeza, você será mais amado!
Porque só vive amor e amizade quem tem coragem de assumir as alegrias, as dores, os riscos, os ganhos e os aprendizados que amar e ter amigos são capazes de proporcionar.

A minha dica é: Lance fora todo o medo!
"No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor." (I João 4:18)

Não tenham medo de perder, porque de tanto ter medo de perder, podemos deixar de ganhar, de amar, de viver e de ser feliz.

Cuide-se... e cuide de quem Deus confiou na sua caminhada para você cuidar.

Não cobre perfeição das pessoas! Tenha coragem de ser gente, de abrir mão das suas máscaras, pois assim você desfrutará de uma vida mais plena e feliz.

Aos meus amigos, meu muito obrigada!
Minha vida é melhor pela presença de cada um de vocês!
Sou feliz porque amo vocês!
Aos que não são meus amigos, recebam a minha amizade assim mesmo, pois descobri que não posso buscar pessoas certas, mas que eu devo procurar ser uma pessoa certa. Então, eu decidi ser amiga das pessoas e talvez eu encontre mais amigos na caminhada. Só tenho a ganhar se decidir cuidar e amar.

Com amor Nele,
Cris

Comentários

  1. Lindo amiga!

    Que felicidade saber (e olha que tenho certeza!) que estou na sua lista.

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. é minha amiga cris, cada segundo que fico com vc ou leio algo que vc escreveu, aprendo mais um pouco de vc, e aprendo mais do Senhor! pq vc exala o perfume de cristo! agora faço como Mari, tenho certeza que stou na sua lista! e sou grata a Deus por isso, por fazer parte da sua vida! bjãoooo
    RÊ...kkk

    ResponderExcluir
  3. Somente agora li seu post e acho que nem é preciso dizer as cenas do filme que passaram na minha frente, não é?

    Quero apenas que saiba que sua amizade é um precioso presente e que independente do que aconteça, eu quero ter sempre tempo de qualidade para você, pois dessa forma sei que a farei mais feliz.

    Amo você minha psicóloga.

    Ah, obrigada pela consulta de ontem.

    Eu cresço a cada novo conselho.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Mari, Rê e Adri... vocês estão na minha lista!!
    Obrigada pelo carinho de cada uma, que chega a minha vida de uma maneira: FANTÁSTICA!!

    Amo vocês!!
    Eu...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela sua visita e comentário aqui neste espaço.
Em breve responderei seu comentário.
É um prazer tê-lo por aqui!!
Com amor,
Cristina Bessa