Coragem


Ontem, quarta-feira, essa palavra Coragem me acompanhou durante todo o dia.

Coragem é uma palavra que se fosse preciso eu me definir em qualquer situação, eu diria: Coragem é meu nome! E ontem foi um dia que eu falei muito sobre a importância de se ter coragem, de que devemos lançar fora todo o medo. E engraçado que na tarde de ontem eu recebi uma ligação e na hora que ia falar sobre coragem, a pessoa da ligação falou exatamente o que eu ia dizer.

À noite, na igreja, tive um encontro no Divã de Deus fantástico e mais uma vez Deus me falou sobre Coragem. Eu saí de casa na certeza que Deus tinha uma Palavra preparada ao meu coração na Sua casa e eu fui em busca dessa palavra, como se busca uma carta na caixa de correio.

A sensação que eu tinha desde a madrugada de antes de ontem é que meus poços estavam sendo entulhados, mas ao passo que eu olhava para os poços a única coisa que eu tinha desejo era de cavar mais poços.

Antes de sair de casa, Ele me deu um prato de entrada, através de parte de um livro que estou lendo, da Leslie Williams, que diz: "Uma maneira de observar a mistura das nossas partes é imaginar as facetas da nossa personalidade como ingredientes de uma torta, colocadas numa vasilha que, esperamos, que tenha medidas adequadas, mas que, às vezes, não tem. Nosso subconsciente pode estar tão pesado com material não resolvido que coloca farinha demais na receita. Nossas esperanças, sonhos e egos são atirados numa tigela e misturados pela vida, e algumas vezes é exatamente assim que nos sentimos: agitados e impelidos pela vida. Mas, para nos tornarmos uma verdadeira torta, precisamos ser mexidos. Também precisamos ser cozinhados, e o amor de Deus, nesta analogia, é o calor necessário para nos fundir na pessoa que Deus quer que sejamos. Se Deus não permitisse que a vida nos agitasse e não permitisse que 'sentíssemos o calor', permaneceríamos uma massa de ingredientes incompatíveis. O amor de Deus é o catalisador para transformar a matéria-prima num prato delicioso! A paz que excede todo o entendimento é então o que sentimos quando somos tirados do forno e exibidos como uma obra de arte. Tornamo-nos completos. Os ingredientes da nossa vida se integraram. Só então estamos prontos para alimentar os outros."

E então, fui à igreja envolvida pela paz do Senhor, na certeza que Ele é comigo... não porque sou isso ou aquilo, mas porque Ele é o Todo-Poderoso, o qual me sonda e conhece!

Ao chegar na igreja o prato principal foi extraordinário.
Um louvor que envolveu meu coração, dando-me a certeza que Deus é um Deus que se envolve, que se mistura com o humano, porque Ele faz questão de manifestar o Seu amor. Durante o louvor, lembrei-me da madrugada de antes de ontem para ontem, quando fui dormir quase 4h, porque de tanto conversar com Deus, perdi a noção do tempo. Sei que Ele enxugou minhas lágrimas. Valeu a pena!

No momento da pregação, o pastor pregou sobre Isaque e sobre os poços, que desde Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra (ler Gênesis 26:12-33).

Ah... como Deus falou ao meu coração na noite de ontem.

Isaque nesse momento já tinha vivenciado muitas situações que fizeram nele grandes aprendizados. Ele sabia com quem ele tinha aliança e que essa aliança era a certeza da marca da promessa.

Os poços eram desde Abraão e os filisteus entulharam e encheram de terra. Isaque começou a cavar os poços que estavam entulhados e só porque veio água viva, os pastores de Gerar queriam tomar posse do poço. Antes ninguém nem olhava para o poço, mas foi só aparecer água viva que todos quiseram desfrutar da água. Enquanto tinham entulhos, ninguém teve a coragem de Isaque.

Só que Isaque não desistiu e cavou o segundo poço, no qual também porfiaram com ele (ver versículo 21). Isaque partiu daquele local e cavou o terceiro poço e não mais porfiaram com ele (ver versículo 22).

Uma coisa é fantástica nesse episódio: Isaque sabia que onde cavasse daria água viva. Isaque não desistiu por causa que porfiaram com ele, por sinal, Isaque deixou os pastores de Gerar com o poço, não porque o poço não era importante, afinal, eram poços desde Abraão, mas o que importava para Isaque era com quem ele tinha a aliança.

Isaque tinha a certeza de quem julgava suas causas.
Isaque tinha a certeza que quando temos uma aliança com Deus nada pode dar errado, pode até ser adiado, mas não dará errado.

No versículo 24, vemos: "E apareceu o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque Eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo."

Aleluia!! Toda promessa passa pelo teste do tempo. E não foi diferente com Isaque. Deus deu um veredito na vida de Isaque depois que ele cavou o terceiro poço... Deus não nos deixa morrer no deserto, no campo em seca. Quando Deus quer, faz brotar água no meio do deserto.

Querido, não importa que entulhem seus poços... o que importa é que você continue a cavar novos poços. Tenha coragem!
Se você tem uma aliança com Deus:
- você tem a marca da promessa;
- Ele julgará suas causas;
- as coisas podem ser adiadas, mas não darão erradas;
- todas as injustiças que você for submetido servirão de balizamento.

Nos versículos 26 a 29, podemos observar que Abimeleque e Auzate mentiram descaradamente, ao afirmarem que não sabiam porque eram repelidos, dizendo que só tinham feito o bem a Isaque e mais, ainda queriam que Isaque fizesse aliança com eles, só porque sabiam que a bênção era com Isaque.

Lembre-se: Deus apontará o caminho e o seu dever é continuar a cavar os poços, até que Ele prepare uma mesa diante dos seus inimigos e você possa preparar-lhes um banquete, para que entendam e celebrem a sua aliança com Deus.

Quanto a mim... Eu tenho uma aliança com Deus! E pela fé eu declaro, que assim como Deus foi com Isaque, por amor a Abraão, Deus será com meus filhos, com os meus netos, com os meus bisnetos, com toda a minha descendência, porque um dia eu fiz uma aliança com um Deus que é vivo!

E eu sei que as bênçãos de Deus irão me alcançar, bem como alcançarão todas as minhas gerações!
Sei que onde eu cavar dará água viva, não por causa de mim, mas, porque com Ele eu fiz aliança!

Semana passada eu tive um sonho... sonhei com uma televisão grande e eu olhava a televisão como se fosse a tela da minha vida. Eu perguntava: Onde está o controle? E eu ouvia uma voz que dizia: Cris, olha na minha gaveta! Ao abrir a gaveta, eu puxava uma esteira e era muito longa... quando eu vi tinha tanto controle, tanto controle e quanto mais eu puxava mais aparecia. Tinha controle de toda cor. Tinha controle de tudo que era tamanho. Tinha controle de tudo que era tipo. E quanto mais eu puxava a esteira, aí era que vinha mais tipos de controles. A voz me era familiar, mas eu não pude ver o rosto.

Eu creio que a tela da TV representava a minha vida e a voz familiar era a de Deus, porque não era voz humana, mas me era familiar. E com certeza era a voz de Deus, porque eu não conheço ninguém e nenhum lugar que tivesse aqueles tipos de controles. Até porque só Ele tem todo o controle... ou... todos os controles!

No sonho e na vida real eu não achei o controle da minha vida! Não tenho nem ideia de que cor ele seja, nem mesmo o tamanho, mas eu sei que ele está AGORA na mão de Deus! Eu sou feliz por isso!

Com amor Nele,
Meu nome é Coragem!

Segue o louvor A MARCA DA PROMESSA para meditação.


Comentários

  1. Minha amiga cris, vc ñ imagina o quanto essa mensagem falou ao meu coração! realmente se temos uma aliança com Deus vivo de isaque,abraão e jacó,ninguém poderá entulhar nossos poços, e ainda que tentarem impedir , frustrar nossos sonhos, creio que onde tocamos,ñ importa se no deserto, água fluirá! concordo plenamente, que seu nome teria que ser Cristina Bessa coragem(rsrsrs), pq nunca conhecí alguém de tamanha coragem. quero te dizer que minha vida com certeza hj é melhor pq Deus preparou nossa amizade! fico imensamente feliz por saber que também faço parte da sua vida! te amo muito, e oro crendo que a sua vitória é certa no nome de jesus! Desejo a vc toda sorte de benção, que o senhor realize em sua vida, os sonhos dele! bjos minha amiga!
    REGINA (eu)

    ResponderExcluir
  2. Rê, minha doce amiga!

    Fico muito feliz dessa postagem ter falado com você... Deus sabe como ela foi escrita.
    Não importa quando, como ou se Deus fará algo... o importante Rê é se estamos Nele.

    É incrível como tudo que acontece na minha vida só me serve de balizamento para as próximas etapas, mas nunca me impedem de cavar novos poços, porque eu tenho certeza que Ele é minha porção, minha garantia, minha esperança.

    Quando li seu comentário, eu lembrei de um sonho que tive há anos... é um sonho longo depois te relembro... mas, fez-me lembrar que eu vi um monte de nomes escritos, mas o nome da frente era: CORAGEM!

    Eu louvo a Deus por poder olhar para trás e perceber que Deus tem cuidado de mim... e tem me dado coragem diante de tantas situações e que você é uma pessoa fundamental na minha vida para que eu entenda que vale a pena continuar.

    Obrigada por tudo!
    Você sabe que se eu pudesse eu te daria um caminhão de rosas... só para que você pudesse sorrir sempre!!

    Você me faz feliz e uma pessoa com muito mais coragem!
    É importante saber que você acredita nos meus sonhos e, principalmente, na minha vitória.

    Eu amo você!
    Eu...

    ResponderExcluir
  3. Amiga Cris...

    Sabe o que eu mais acho lindo em vc? A sua intimidade com Deus! E se pudesse herdar algo de vc, minha mãe espiritual, herdaria exatamente isso!

    Sei que o relacionamento que vc tem com o Senhor está acessível a todos nós, e que vc o tem pq vc o busca, e o busca de todo o coração.

    Desejo um dia ter a mesma determinação, e pq não dizer, a mesma coragem que vc tem.

    Te amo!

    Mari

    ResponderExcluir
  4. Amiga Mari...
    Tem um louvor do Pr Cirilo que sempre ouço na voz da Nívea Soares e traduz um pouco do que desejo de Deus e busco Nele... http://www.vagalume.com.br/nivea-soares/intimidade.html

    E eu fico feliz de você desejar a mesma coisa.

    Tenho um negócio mesmo enrolado com Deus, de fiação... e, por isso, é que eu ensino tanto sobre confiança Nele.

    Você é para mim uma mulher muito forte e como sua mentora espiritual é meu prazer ensiná-la sobre determinação e coragem.

    Deus fará de você muito mais corajosa que eu!! Afinal, você é uma mulher enfezada (=cheia de fé).

    Amo você!

    ResponderExcluir
  5. Eita vasa! Hoje foi forte... Tive uma constatação de uma notícia que eu já suspeitava e fiquei muito mal, mal mesmo...Procurei alguém pra desabafar e não consegui... Tentei dormir e não consegui... Minha ideia pra chamar o sono foi internet, eu estava querendo muito ver um vídeo da Fernanda Brum que chama "Como se cura a ferida" e, por incrível que pareça, não estava conseguindo acessar o site pra ver esse vídeo; o único site que eu consegui acessar (que está nos meus favoritos) foi o do seu blog. E como eu chorei lendo cada parágrafo... Como Deus te usa pra ser boca dEle pra nós... Muito obrigada Senhor! Mais uma vez, consolando o meu coração... Saiba que você tem mais uma intercessora pela sua vida, viu, pra continuar nos abençoando e sendo benção assim! Abraço grande!

    ResponderExcluir
  6. Lídia minha amada!

    Vi hoje seu comentário no blog e fico feliz por mais uma vez Deus ter falado ao seu coração.

    Sabe amiga, não sei o que ocorreu nessa noite que você postou o comentário, mas eu creio firmemente num Deus cheio de amor, que se importa com sua vida e é especialista em cuidados... e sei que Ele tem cuidado dos detalhes da sua história e tem moldado você a cada dia.

    Eu agradeço por sua vida e por ser minha intercessora... saiba que a nossa parceria de oração está ligada e eu creio que Deus é com você e sarará a ferida.

    Que Deus possa sempre usar a minha vida para abençoar sua vida, pois como sempre cantamos: “Esse é o meu querer!!”

    Saiba que amo você e desejo que você grave no seu coração: Deus é seu justo juiz e tem cuidado de suas causas!

    Abraço bem forte!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela sua visita e comentário aqui neste espaço.
Em breve responderei seu comentário.
É um prazer tê-lo por aqui!!
Com amor,
Cristina Bessa