O tempo debaixo do céu


Convido-o para uma REFLEXÃO SOBRE O TEMPO PARA TODO PROPÓSITO DEBAIXO DO CÉU...

Eclesiastes 3:1-8, diz:

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer;
Tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar;
Tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir;
Tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras;
Tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder;
Tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser;
Tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar;
Tempo de guerra, e tempo de paz".

Quando pensamos nos versículos acima, sempre queremos usá-los como se as coisas que esperamos acontecer tivessem "apenas" um tempo para acontecer e que muitas coisas não dependessem de nós.

Quando a Palavra de Deus relata que “há um tempo para tudo debaixo do céu”, ela não apenas quer nos garantir que temos que esperar em Deus, mas ela nos declara que no momento que se chama hoje pode acontecer o que acontecer, inclusive, as situações parecerem que nunca poderão mudar, mas que podemos ter certeza que nenhuma situação dura o tempo todo e que Ele nos afirma que há tempo para tudo e que precisamos estar atentos para saber qual é o tempo e durante quanto tempo viveremos certas circunstâncias.

Por exemplo: "Tempo de matar, e tempo de curar", "Tempo de amar, e tempo de odiar"... será que Salomão estava dizendo aqui que estamos liberados para odiar, porque esse tempo chegará?

Será que Salomão estava dizendo que não nos preocupemos se quisermos matar, porque esse tempo nos é dado livremente? E as consequências de odiar, não deveremos considerar?

Em Deus, eu creio que quando os versículos acima nos declaram que “há tempo para tudo”, eles trazem verdades muito eternas, de um Deus que é Onipotente, Onisciente e Onipresente... que não tem circunstância que faça Deus mudar quem Ele é e que se eu, humana, estou vivendo um tempo de choro, de plantação, de guerra, de estar calado, de morrer, de prantear, de rasgar, entre outras situações declaradas nos versículos acima... é fato que eu também terei oportunidade, à minha vida também será franqueado o tempo de sorrir, de colher, tempo de paz, de falar, de viver, de dançar, de coser, entre outras... teremos de decidir quanto tempo viveremos cada tempo e SE algumas decisões não dependerem diretamente de nós, a Palavra de Deus nos dar esperança que um novo tempo chegará... SE não desistirmos, SE não nos entregarmos.

O versículo diz que há o tempo para odiar, o tempo de perder, você acredita que Deus reservou o tempo de odiar para nós e o tempo de perder?

Eu não creio exatamente como as pessoas avaliam esses versículos! Eu não creio como as pessoas os usam de maneiras irresponsáveis!

Eu volto a dizer, eu creio que SE optarmos para o tempo de odiar, Deus já nos garante que SE decidirmos, o tempo de amar também nos está liberado.

Eu creio que SE vivemos o tempo de perda, Deus já nos garante que SE observamos mais um pouco, o tempo de ganhar também já nos é liberado.

Não podemos nos agarrar a esses versículos para justificar nossas omissões, nossas covardias, nossas limitações... o que Salomão, usado por Deus, queria nos dizer é que o tempo está na mão de Deus e que se formos a Deus, haverá tempo para tudo debaixo do céu, porque nEle existe um propósito para tudo debaixo do céu.

Se você estiver no tempo de morrer, prepare-se... o tempo de nascer já te espera... agora a pergunta é: você quer?

Se você tiver no tempo de plantar, não desista... o tempo de colher chegará... você perseverará?

Se você tiver no tempo de matar, quanto tempo você acha que consegue viver assim? Matando os seus sonhos e os sonhos de quem vive ao seu lado? Assassinando vidas e destruindo esperanças? Bem... o tempo de curar também já existe... Ele garante! Então, corra para Ele.

Se você tiver no tempo de derrubar, não se atemorize... talvez seja necessário você rever seus alicerces e fundamentos... para que de fato e de verdade suas edificações tenham firmezas e sejam duradouras... amados, o tempo de edificar já existe!

Se você chora e pranteia... A palavra garante que Deus conta suas vagueações, suas lágrimas e garante que nenhuma tempestade dura para sempre... o tempo de rir e de dançar existe... se você desejar esse tempo e de fato ele não depender no momento de você, não desista... porque ele já existe!!! E se você insistir... você com certeza distribuirá risadas e criará lindas coreografias com suas danças... persevere querido!

Se você está no tempo de espalhar pedras, não se preocupe o tempo de ajuntá-las já existe debaixo do céu... você construirá uma moradia confiável com essas pedras. Ah... quão lindo será seu edifício!

Se você está no tempo de abraçar, aproveite! Mas, se você estiver no tempo de afastar-se, observe o que te levou chegar até aí... As circunstâncias? A mão de Deus? Cada um de nós sabe e se não sabe, Deus te aguarda para fazê-lo entender! Portanto, avalie!

Se você está no tempo de buscar, algumas traduções bíblicas têm: “tempo de procurar”... não desista! Porque uma coisa é certa: o tempo de desistir, ou seja, o tempo de perder também te é disponível. Não escolha esse tempo! Busque, procure!

Se você vive o tempo de guardar, avalie o que você guarda, porque haverá o tempo de lançar fora o que não te serve, o que não é para você... você desejará esse tempo? Você terá coragem de avaliar sua bagagem e retirar o que durante muito tempo você guardou e não era para ter guardado? Ou você irá preferir continuar guardando e ter outros tempos não tão agradáveis chegarem a sua vida?

Se você vive o tempo de rasgar, não temas, o tempo de coser, de costurar já te está liberado... pergunte a Deus onde ele está.

Se você vive o tempo de ficar calado... meu querido, o tempo de falar chegará! Porque você não ficará como ovelha muda o tempo todo. Se como ovelha muda fizeram você ficar, ou seja, se você vive o tempo de ficar calado e se esse tempo na sua vida tiver a mão de Deus, você está seguro... prepare-se: o tempo de falar chegará! Como ovelha muda, Jesus foi ao calvário, mas Ele ressuscitou, nem todos acreditavam que Aquele Jesus inerte, calado, submisso... nem todos acreditavam que Ele ressuscitaria e sabe de uma coisa: Ele vive!! A dica é: exercite sua voz, eu posso garantir que suas falas, seu timbre, sua dicção jamais serão as mesmas de antes... SE você não desistir, é claro!

Se você vive o tempo de amar, aproveite-o... o inimigo ele não gosta desse tempo e pode ser que apareçam situações que você acabe odiando, mas você não é obrigado viver esse tempo... você pode optar pelo tempo de amar sempre... Deus é amor, Ele não apenas tem amor, Ele é amor. O tempo de odiar se chegar, não deve ser lugar de moradia! Ele gera muitos prejuízos! Opte por viver no tempo de amar, certo?! Não aspire o tempo de odiar, só porque ele já existe!

Se você vive tempo de guerras, o Deus da paz que excede o entendimento te é disponível 24 horas por dia, 7 dias por semanas, para te conceder o tempo de paz, mesmo em meio as circunstâncias mais adversas... Não duvide! Deus é um Deus de paz!

Então queridos, há sim um tempo para todo propósito debaixo do céu... mas, avalie o uso leviano desses versículos.

O tempo só coopera de fato e de verdade e só te traz benefícios, SE, somente SE, Deus estiver no comando desse tempo, ajudando-o no processo... SE não, eu, particularmente, não acredito que o tempo sozinho realize muita coisa, salvo, roubar sonhos e destruir esperanças.

Ele está disponível para te orientar na administração desse tempo!
Você faz parte dos planos de Deus!

Com amor Nele,

Cris



Comentários

  1. Ótima Reflexão. Que Deus Continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Quando Deus diz: "...que para tudo há um tempo debaixo do céu..."
    É nos garantindo que você passará por momentos difíceis mas logo Ele te garante que você irá passar também por momentos bons. Ele quer de nós a perseverança na fé Nele.
    "Se Deus é por nós quem será contra nós."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Verdade Janne. Creio nisso firmemente.
      Deus é bom o tempo todo.
      Ele nos ama!!

      Excluir
  3. Tinha que ser minha prima mais linda e abençoada amo demais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela sua visita e comentário aqui neste espaço.
Em breve responderei seu comentário.
É um prazer tê-lo por aqui!!
Com amor,
Cristina Bessa