José... o sonhador!


Fui convidada esta semana para dar uma palavra num Pequeno Grupo ontem à tarde. Combinei com Deus que eu aguardaria em oração qual ministração deveria fazer naquela tarde, na casa dessa irmã que me convidou.

A semana foi agitada, cheia de obrigações, muito estudo da faculdade... mas, diariamente eu dizia: "Deus, continuo te aguardando pela palavra."

E até sexta-feira à noite, eu ainda não tinha definido o que pregaria... até que ao sair do banheiro, comecei a ouvir numa rádio um louvor e senti Deus me direcionando a pegar um papel e caneta... assim fiz. Passei quase 30 minutos escrevendo sem parar sobre o que deveria falar e foi tão interessante, porque aquela palavra falou primeiro comigo. Chorei tanto. Sorri e saí daquele banheiro tão grata a Deus por aquele momento.

Fui dormir e não passei nada a limpo... mas, na madrugada tive um sonho.
Sonhei que eu estava numa casa que nunca fui, entrava numa área com paredes claras, tinha um batente tipo um púlpito, muitas mensagens escritas e coladas nas paredes. Recordo que eu andava em cada parede e anotava a mensagem numa agenda. Vi a foto de um homem moreno também colada na parede e ao virar da parede vi cadeiras vermelhas, porém, vazias.

Recordo que no sonho eu pregava a mesma palavra que Deus tinha me direcionado antes que eu dormisse, mas não recordo de um rosto, fora o rosto que vi colado na parede.

Ao acordar, senti desejo de ligar para a casa da irmã que ia pregar, mas Deus não me permitiu. Estava intrigada com a cor das cadeiras, era como se elas representassem uma confirmação de Deus.

Conclui a pregação pela manhã no sábado, organizei, fiz um cartão para cada pessoa (nem sabia quantas iriam)...

À tarde, quando cheguei na casa da irmã, ao abrirem o portão, eu me deparei com a mesma área do sonho, grande, com paredes claras e quando ela saiu da minha frente, tinham nove cadeiras vermelhas vazias... não comentei nada até começarmos o Pequeno Grupo, mas naquele instante eu me emocionei, porque eu tive certeza que aquele encontro, naquela tarde e aquela Palavra que ia ser ministrada estava tudo programado na agenda de Deus.

Perguntei a irmã se aquelas cadeiras eram dela...e ela me informou que tinha pedido emprestado e que preferiu espalhar na área para fazermos o Pequeno Grupo lá. Eu podia sentir naquele lugar o cheiro forte da presença de Deus.

A palavra que ministrei foi sobre José do Egito, que era chamado de O SONHADOR.

A maioria de nós sabe que José era filho predileto de Jacó, foi vendido pelos irmãos como escravo e dado como morto. Depois de um tempo ele foi governador do Egito, por solicitação de Faraó. Casou e teve dois filhos: Manassés e Efraim.

Mas, gostaria de lembrar algumas coisas sobre José:
- José foi vendido pelos irmãos aos 17 anos e somente aos 30 anos ele foi governador: podemos observar que até José entender tudo o que tinha acontecido com ele, desde os dois sonhos que ele teve e que compartilhou com o pai e os irmãos, passaram-se 13 anos;
- José mantinha-SE fiel a Deus em todas as circunstâncias e contava sempre com a presença de Deus: José não pecou contra Deus quando Potifar tentou seduzi-lo, mesmo que isso tenha causado sua prisão; o carcereiro achou graça em José, permitindo que José tomasse conta dos prisioneiros;
- José aproveitava cada oportunidade para testemunhar e trabalhar para Deus: na prisão José fazia o discernimento dos sonhos do copeiro e do padeiro, fato esse que foi importantíssimo tempos depois para que Faraó colocasse José como governador do Egito;
- José foi governador, casou na época de fartura no Egito e teve dois filhos: José teve Manassés, que significa Deus me fez esquecer e Efraim, que significa Deus me fez próspero.

Diante dessas situações o que podemos observar é que:
- existe um intervalo de tempo entre aquilo que Deus te revelar e a concretização dessa revelação na sua vida... durante 13 anos a vida de José deu uma reviravolta;
- quando colocamos Deus como princípio na nossa vida, TUDO cooperará para nosso bem;
- ninguém chega muito longe se for amargurado... José só conseguiu chegar aonde chegou, porque não ficou amargurado, mas honrou a Deus quando inclusive deu nome aos seus filhos de Manassés e Efraim, fazendo entender que Deus tinha feito Ele esquecer da casa do pai dele e que no meio das dificuldades, da aflição ele tinha sido próspero;
- Deus transforma maldição em bênção, amargo em doce, perdas em vitória, porque a ótica dEle não é a nossa... José não sabia que seria governador e apesar de sonhador, não sabia o que significava os sonhos que ele teve aos 17 anos.

Então queridos, o que gostaria de deixar claro para vocês é que esta semana foi uma semana de luta, de cansaço, de choro (muito choro)... mas, foi também uma semana de vitória, de ganhos e de doçura.

Como Deus falou comigo esses dias... como Deus falou comigo me fazendo relembrar de tantas coisas, inclusive trazendo a vida de José como exemplo.

Tenha coragem de sonhar como José.
Não se curve aos problemas tomando a direção errada.
Não importa o que as pessoas pensam de você, o que importa é o que Deus pensa ao seu respeito.
Não olhe somente para o deserto da sua vida, mas entenda que em todas as circunstâncias Deus está com você e deseja te revelar segredos, assim como fez com José.
Aconteça o que acontecer, siga em frente com o Senhor, confiando nEle e sabendo que os planos dEle são sempre maiores que os seus.

Escolha ser aperfeiçoado e não amargurado, porque a amargura limitará sua visão, fará você murmurar e você não conseguirá avançar estando amargurado, mesmo que você tenha motivos para ser amargo.

Se a vida te der limões, lembre-se: Com limão é possível fazer uma excelente limonada, pois mesmo azedo, você basta acrescentar um pouco de açúcar, água e gelo e terá uma bebida saborosa e refrescante.

A questão não é o que a vida te dá, mas o que você faz com o que é entregue nas suas mãos.

Deus pode equilibrar e restaurar sua vida, conforme observamos no livro de Joel 2:25: “Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto...”.

Não negue e não finja o que você viveu, mas ressignifique, porque Deus dará graça para que você lide com o passado e não negue, porque é importante quando olhemos para trás possamos lembrar de tudo aquilo que Deus fez, dos milagres e não fingir ou se agarrar a dor vivida.

No tempo certo, Deus honrará você... assim como fez com José.

Mas, lembre-se: José foi honrado por Deus porque soube esperar nEle, viver com Ele e em todas as circunstâncias olhou para Ele.

Que possamos fazer o mesmo!

Senti necessidade de compartilhar essa Palavra de José aqui no blog, desde o momento que ministrei lá na casa da irmã.

Deus sabe quais os corações que precisam ler esta postagem. Que ela encontre o lugar certo.

Com amor Nele,
Cris... uma sonhadora!


Comentários

  1. Amiga, Deus te usa poderosamente para nos fazer entender do Seu amor por nós. Vejo o cuidado dEle em minha vida e agradeço por ter você como uma irmã de fé que sempre traz uma mensagem dEle ao meu coração. Que Ele derrame bênçãos sem medidas na sua vida! Prepare as vasilhas pois o azeite será derramado!!! Amo você em Cristo!!!

    ResponderExcluir
  2. Mari... meu bebê da MEAC, minha amiga linda!

    Olhe para Ele... e você entenderá os segredos que Ele tem para te revelar.

    Não te abalas minha amiga!! Você é ama do Papai!

    Amo você!
    Cris

    ResponderExcluir
  3. Dirlene... que bom que o seu coração é tomado pelas palavras aqui desse blog... e você bem sabe que elas partem do coração de Deus.

    Louvo a Deus por sua vida!
    Pela sua coragem de lutar e pela certeza que Deus a ama! Isso é fundamental!

    Deus cuida de você sim e nos mínimos detalhes.

    Ontem eu disse muita isso durante todo o dia: "Prepare as vasilhas pois o azeite será derramado!!"!

    Grata por você me fazer lembrar dela hoje de novo!!

    Amo você!
    Cris

    ResponderExcluir
  4. Palavras dulcíssimas as suas.Quero ser como vc sabia?!Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eita, só na cara... Fala Deus!!! rsrsrs... Obrigada Senhor por usar a Cris, através desse blog, pra falar conosco (e falando por mim, por me acalmar em um momento de desconforto)!
    Wonderfull!!

    ResponderExcluir
  6. Lídia... Deus é especialista em detalhes... e fico feliz desse espaço ser um lugar de edificação na sua vida.

    Deus tem cuidado de você!

    Que Ele traga alegria, refrigério e paz ao seu coração.
    Abraço forte.
    Cris

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela sua visita e comentário aqui neste espaço.
Em breve responderei seu comentário.
É um prazer tê-lo por aqui!!
Com amor,
Cristina Bessa